Fale com ela

nana

Arquivos

jun/2002-mai/2003
junho 2003 julho 2003 agosto 2003 setembro 2003 outubro 2003 novembro 2003 dezembro 2003 janeiro 2004 fevereiro 2004 março 2004 abril 2004 maio 2004 junho 2004 julho 2004 agosto 2004 setembro 2004 outubro 2004 novembro 2004 dezembro 2004 janeiro 2005 fevereiro 2005 março 2005 abril 2005 maio 2005 junho 2005 julho 2005 agosto 2005 setembro 2005 outubro 2005 novembro 2005 dezembro 2005 janeiro 2006 fevereiro 2006 março 2006 abril 2006 maio 2006 junho 2006 julho 2006 agosto 2006 setembro 2006 outubro 2006 novembro 2006 dezembro 2006 janeiro 2007 fevereiro 2007 março 2007 abril 2007 julho 2007 agosto 2007 setembro 2007 outubro 2007 novembro 2007 dezembro 2007 janeiro 2008 fevereiro 2008 abril 2008 julho 2008

Powered by Blogger

28.3.04
Gostaram do boizinho, né? Todo dia eu passava em frente a essa placa pelo menos umas duas vezes, falava "boi nos aires!!", ria e completava: "preciso tirar uma foto". Deixei pra tirar no último dia, quase na hora de vir embora, num momento estressadinha, e acabei cortando um pedaço da placa. Mas o que importa é ter pra sempre essa lembrança do boizinho tão querido.

Mas se o churrasco era bom, eu não posso dizer, porque não comi lá, já que era um restaurante caro. E a gente só foi a um restaurante mais carinho (mas nem tanto) uma vez. E nesse dia, a gente merecia. Por causa disso, ó:

Imagine uma viagem de ônibus, de duas horas, numa estrada de terra toda esburacada. Mas esse é o preço a pagar para conhecer Caraíva, que eu queria muito-muito-muito, então ok, nem reclamei. E valeu a pena. Muito muito de verdade. Só que, quase na hora de voltar, choveu.

Deixa eu explicar primeiro o esquema, pra quem não conhece. Caraíva fica a duas horas de Arraial d`Ajuda, por uma estrada de terra. Que é muito bonita até, se a gente ignorar as crateras e os sacolejos. Chegando lá, a gente pega um barquinho e atravessa o rio Caraíva.

Esse aí é o rio (a cidade está ali na outra margem). Não se espantem, esse trabalho todo vale a pena, o local é lindo, uma praia imensa e deserta, uma cidadezinha onde o chão nem de terra é, é de areia da praia mesmo, não tem luz elétrica, nem carros. Minha idéia inicial era passar uns dias lá, mas depois de muito bem acomodados em Arraial, mudamos os planos e fomos a Caraíva para passar só um dia. E tem esse ônibus que sai às 7:30 e volta às quatro da tarde, então seria tranqüilo.

Só que lá pras três horas, começou a chover. E eu, lembrando da estrada, que já era ruim seca, fiquei preocupada, mas depois pensei que se a volta realmente fosse impossível, o motorista do ônibus ia avisar. A gente ia ter que arranjar um jeito de dormir lá, mas enfim. Depois de atravessar o rio novamente no barquinho, dessa vez em pé e debaixo de chuva, com um inglês nervoso porque não sabia nadar e um francês tentando puxar conversa (porque tiveram a brilhante idéia de dizer pra ele, ali pelo meio do rio, que eu "falava" francês), chegamos ao ônibus. O motorista não falou nada sobre a estrada e lá fomos nós.

Uns dez minutos depois, o ônibus resvalou e tombou de leve, atolando num buraco. Enquanto o motorista tentava sair o trocador, rindo, disse "esse é o primeiro de muitos sustos!". Esperançosa, perguntei: "você está brincando, né". Quanta inocência! Rindo mais ainda, ele respondeu: "a empresa faz de tudo pro cliente sair satisfeito".

Como descer ali no meio do nada estava fora de cogitação, continuamos. Até o ônibus parar novamente, todo mundo meter a cara na janela pra olhar e ver essa cena:

Pela cor do chão dá pra perceber que a estrada era barro puro. Ali no meio daquela ladeira tem um caminhão atravessado. Essa ladeira aí é uma que o motorista vinha há alguns minutos anunciando "se passar do ladeirão, tá tranquilo". Mas o caminhão chegou primeiro. E não passou. Patinou, escorregou, balançou, e ficou lá, fechando a estrada. Formou-se, assim, um improvável engarrafamento no meio do nada, já que ninguém passava. O motorista desceu com uma pá e foi ajudar os que já estavam tentando limpar a estrada.

Me lembrem de nunca mais entrar num ônibus cujo motorista carrega uma pá. Não é um bom sinal.

Ficaram todos lá, tirando barro da estrada, o caminhao desatravessou, tentou subir novamente, não conseguiu, quase caiu no precipício, ficou lá balançando, praticamente derrubou aquelas árvores, mas conseguiu voltar à estrada. Mas ele insistia em tentar subir novamente, e havia umas pessoas de carro querendo passar a todo custo, e nosso ônibus impedia, e não tinha ninguém para tirar o ônibus do caminho porque o motorista e o trocador estavam lá, tirando barro e quebrando concreto (estão vendo um muro em construção na foto? Pois o pedreiro deixou uns tijolos ao lado, que, na emergência, foram usados para fazer um pseudo-calçamento da estrada, fico só imaginando a cara do coitado quando voltou ao trabalho). Por fim, depois de muito muito tempo, e com todo mundo empurrando, o caminhão subiu.

Ainda tem alguém lendo? Juro que está acabando.

A essa altura, já estava escurecendo, os mosquitos estavam insanos e ficou claro pra todo mundo que o ônibus não ia conseguir subir de jeito nenhum. Mas ele ainda tentou, só pra ficar lá, atravessado na estrada. Já fora do ônibus, com barro até a alma, eu só pensava que passar a noite ali não seria realmente nem um pouco agradável.

Mas não contávamos com a astúcia do trocador, que negociou uma carona com o motorista do caminhão. E foi assim que tivemos que encarar duas horas, naquela estrada infeliz e à noite, no tal caminhão. Que, infelizmente, não era do tipo "pau-de-arara", como todo mundo pensa, daqueles que dá pra ir sentadinho (já andei num desses e é moleza). Era um caminhão de transporte de areia (vazio, claro, quer dizer, quase vazio). Tivemos que ir em pé mesmo. Segurando pra não pular fora a cada buraco. Abaixando toda hora pra desviar a cabeça das árvores, já que grande parte da estrada é no meio da mata. E fechando os olhos a cada ponte ou descida íngreme, pra não perceber como era fácil despencar.

Mas olha, depois que eu relaxei, foi divertido. Pra animar o abaixa-levanta, todo mundo gritava "madeeeira" a cada árvore mais próxima, como senha para desviar, e ria como se isso fosse a coisa mais engraçada do mundo. Depois, quando finalmente chegamos à parte plana, foi só sentir o ventinho no rosto e ficar olhando os vaga-lumes.

No fundo, no fundo, bem melhor que no ônibus. ;)